19.03.2024   |   Contactos    

Software de matemática

A partir desta página disponibiliza-se o acesso a algum software que julgamos de interesse para a Matemática. Para cada caso apresenta-se uma breve descrição do que o programa permite fazer.

Outras ligações que permitem a pesquisa de software de interesse para a matemática são mantidas pelo Pen State Mathematics Department. O Mathematical WWW Virtual Library e, em particular, a sua base de software, mantido Departamento de Matemática da Florida State University, é também de interesse.

A Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química e Sociedade Portuguesa de Matemática patrocinam um programa de produção de software educativo denominado SoftCiências, cujos produtos podem ser consultados na página Omniciência 98.


mathemat
Mathematica: Programa comercial produzido por Wolfram Research, Inc. Este programa foi originalmente desenhado para executar todo o tipo de tarefas correntes na actividade matemática que pudessem ser executadas por um computador. As tarefas que este programa é capaz de desempenhar dividem-se essencialmente em 4 categorias: manipulação simbólica, cálculo numérico, gráficos e programação. A partir da versão 3.0 inclui-se nas capacidades do programa a manipulação de ficheiros tornando o processo de programação mais natural. Existem versões deste programa para os princípais sistemas operativos existentes no mercado. Última versão: Mathematica 4.1 Para  mais detalhes acerca deste programa visite o website da companhia.

Como apoio a este programa a companhia produtora edita e mantém on-line alguma documentação: The Mathematica Book, Fourth Edition, Mathematica 4.0 Standard Add-on Packages, Getting Started with Mathematica.

Visualizadores de gráficos para o Mathematica

Existem algums extensões do Mathematica que permitem a manipulação de gráficos tri-dimensionais.


maplev Maple V: Programa comercial produzido por Waterloo Maple, Inc. que fornece um ambiente matemática adequado à manipulação simbólica, cálculo numérico com precisão arbitrária, gráficos a duas ou três dimensões. Fornece ainda uma linguagem de programação bastante flexível. A Waterloo Maple, Inc. disponibiliza ligações para vários add-ons (a Share Library) produzidos por diversos autores independentes. Estes add-ons cobrem várias áreas da matemática: álgebra, análise, combinatória e teoria dos grafos, equações diferenciais, geometria, teoria dos grupos, álgebra linear e teoria das matrizes, teoria dos números, análise numérica, probabilidades e estatística ou cálculo vectorial. São disponibilizados ainda alguns add-ons educacionais, alguns servindo de acompanhamento a livros de texto. Refira-se que existem também add-ons não especificamente ligados à matemática, mas utilizando-a para abordar outros assuntos. Comercializa-se, para além da versão normal, uma Maple V Student Edition que, para além de oferecer um preço mais abordável, inclui algumas limitações relativamente à versão completa. Existem versões para as plataformas mais populares, incluindo alguns palmtops. Última versão: Maple 6 (Janeiro 2000).


Drvblack Derive: Progama comercial produzido por SoftWarehouse, Inc. que combina as facilidades da manipulação simbólica com as potencialidades de cálculos numérico em ambiente gráfico. O programa é tão simples de utililzar como uma máquina da calcular: basta escrever uma expressão matemática incluindo operadores e funções correntes. Depois, Derive permite simplificar expressões, efectuar aproximações numéricas, manipulações simbólicas e criar gráficos de forma simples. A SoftWarehouse, Inc. oferece preços especiais para fins educacionais. Existem disponíveis versões para plataformas Windows e Dos. Última versão: Derive 5 (Julho 2000)


MacLogoBl Macsyma: Programa comercial produzido por MacSyma, Inc. permite manipulação simbólica, cálculo numérico e a criação de gráficos a duas ou três dimensões. Inclui um sistema de ajuda considerado como o mais avançado existente em programas deste tipo. A MacSyma, Inc. disponibiliza uma versão de demonstração gratuita (cerca de 30MB). Eis alguns gráficos criados com este programa. Últimas versões: Macsyma 2.4 para plataformes Windows e Macsyma 422 para plataformas Unix.


Reduce: Programa comercial produzido por Andreas Strotmann. Segundo o autor, Reduce é um programa interactivo construído para efectuar manipulações algébricas de interesse para matemáticos, cientistas e engenheiros. Permite efecturas todo o tipo cálculo, mesmo simbólico, com que se defrontam todos os utilizadores de ferramentas matemáticas. O objectivo deste programa é permitir a manipulação, simbólica ou numérica, de expressões cujo tratamento à mão é demasiado penosa. Inclui algumas capacidades de interesse para áreas afins da matemática como, por exemplo, a física. Versões de demonstração gratuitas do Reduce 3.6 são disponibilizadas pelo Konrad-Zuse Zentrum Berlin (ZIB) para plataformas Windows, MsDos, Linux e MacIntosh. Vários pacotes de add-ons produzidos por diversos autores estão disponíveis a partir deste endereço. Última versão: Reduce 3.7 (Abril 1999)


mupad MuPAD: É um programa desenvolvido pelo MuPAD Research Group sob a orientação do Prof. B. Fuchssteiner na Universidade de Paderborn (Germany). MuPAD oferece um sistema algébrico para cálculo simbólico e numérico. Os utilizadores podem desenvolver as suas prórpias rotinas e ligar módulos escritos em C/C++ por forma a aumentar a flexibilidade e rapidez de execução. Para testar a utilização do MuPAD está disponível uma sessão on-line. Estão disponíveis, através da SciFace, vários tipos de licença de utilização: alguns pagos, outros com preços reduzido e ainda, essencialmente para utilizadores individuais, licenças gratuitas. Existem versões para plataformas baseadas em Windows, Linux, MacIntosh, Solares e SunOS. Última versão: MuPAD 1.4.2.


MATLAB: Programa comercial produzido por Mathworks. Inc. MATLAB fornece uma ferramenta para manipulação simbólica, cálculo numérico, criação e visualização de gráficos (incluindo o formato PNG) e uma linguagem de programação de alto nível. Vários exemplos de utilização estão dsiponíveis bem como algumas demonstrações das potencialidades do MATLAB em diversos modelos. Existem versões para diversas plataformas. Última versão: MATLAB 6.


scilab Scilab: Programa freeware produzido pelo Scilab Group ( INRIA-Rocquencourt Meta2 Project, Cergrene ENPC). Scilab é um programa para cáclulo numérico. Inclui a manipulação de estruturas de dados elaboradas, uma linguagem de programação, funções matemáticas correntes previamente definidas, gráficos a duas ou três dimensões com possibilidade de animação. A estrutura do Scilab é aberta, permitindo a ligação simples de módulos escritos noutras linguagens (Fortran e C, nomeadamente). Possui capacidades pré-programadas em várias  áreas como a manipulação de matrizes, optimização ou processamento de sinal, entre outras. Alguns exemplos de utilização do Scilab podem ser consultados nesta página. Última versão: Scilab 2.5 (Dezembro 1999). Está disponível para plataformas Windows e Power Macintosh


MathCAD: Programa comercial produzido pela MathSoft, Inc. Oferece uma grande capacidade de cálculo numérico e analítico e criação de gráficos, integrando a possibilidade de publicar os seus resultados na internet através da utilização do Internet Explorer da Microsoft®. Existe um MathCAD Collaboratory onde são colocadas à disposição várias contribuições de utilizadores do programa. A MathSoft, Inc. disponibiliza uma versão exploratória do MathCAD. O MathCAD apenas existe para computadores correndo Windows 95 ou superior. Última versão: MathCAD 2001.


rotate Rotate: Programa freeware desenvolvido por Marijke van Gans. O Rotate permite a visualização em tempo real de gráficos tri-dimensionais que podem posteriormente ser rodados utilizando apenas o rato. Este programa é uma verão para Windows 95 ou superior de Rotater (um programa para MacIntosh desenvolvido por Craig Kloeden). Última versão: Rotate 2.20 beta (Março de 1999).


graphingCalcIcon Graphing Calculator, NuCalc: Desenvolvido pela Pacific Tech. O programa oferece a facilidade de utilização de uma máquina de calcular gráfica aproveitando as capacidades e potência de um computador. A versão Graphing Calculator destina-se a máquinas correndo o MacOS. Existe uma versão gratuita deste programa, o Graphing Calculator 1.2 e uma versão de demonstração do NuCalc 2.0, que corre em ambiente Windows 95 ou superior. A nova versão inclui mais algumas potencialidades como, por exemplo, manipulação simbólica. Esta versão é comercial. Últimas versões: Graphing Calculator 3.0 (para MacOs), NuCalc 2.0 (para Windows).

Destaques

- Calendário das XLII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

olimpiadas4

Sociedade Portuguesa da Matemática

             Com o Apoio:

                 b4    

2008 © Olimpíadas da Matemática :: Design. Marc Lafont | WebDevelopment. Juvenal Paulino