19.03.2024   |   Contactos    

Ligações ao mundo da matemática

  • Puzzles com poliedros e números
      Neste sítio podem ser impressos, para fins não comerciais, puzzles relativos ao icosaedro, ao icositetraedro deltóide, ao cuboctaedro rômbico, ao dodecaedro rômbico e outros poliedros, bem como ler diversos artigos sobre o tema.
  • The Geometry Center
      O The Geometry Center é um centro de educação e investigação em matemática da Universidade do Minnesota. Este centro baseia-se num ambiente computacional unificado que fornece o suporte para o desenvolvimento de investigação científica em Ciências da Computação, Visualização Matemática, Desenvolvimento de Software e Educação em Matemática. Vale a pena referir um Arquivo de Geometria e um Arquivo de Software gratuito.
  • O maior número primo conhecido
  • Tom Gettys - Polyhedra Hyperpages
      Uma página sobre poliedros. Descreve várias famílias de poliedros, apresentando imagens e dando indicações sobre como construir modelos. 
  • Mathmania Tour
      Um site dedicado a ajudar estudantes interessados na matemática a explorar alguns assuntos mais avançados da matemática. 
  • Math League
      A actividade da Math League centra-se na procura de desafios matemáticos interessantes para estudantes dos diversos níveis de ensino. A abordagem consiste na organização de concursos de problemas, elaboração de livros e software para estimular o interesse e a confiança na matemática dos estudantes cujos níveis correspondem aos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e ao Ensino Secundário em Portugal. 
  • Algumas constantes matemáticas famosas
      Nem todos os números nascem iguais. É fascinante observar que algumas constantes aparecem e que a sua presença se multiplica na matemática. Esta página apresenta uma listagem comentada de diversas destas importantes constantes cuja existência povoa o mundo da matemática. 
  • MegaMathematics
        A matemática é uma ciência viva com novos resultados sendo descobertos diariamente no mundo inteiro. A fronteira do conhecimento matemático é um local extraodinário no qual os matemáticos experimentam e jogam com a sua criatividade e imaginação. Muitas das ideias que surgem neste processo são compreensíveis à maioria do jovens de tenra idade. Algumas destas ideias despertaram já a curiosidade de muitas crianças (o infinito, por exemplo). No entanto, a profundidade e importância matemática de alguns deste conceitos não são percebidos ou sequer conhecidos. O projecto MegaMath pretende tornar acessíveis algumas destas ideias, as mais importantes ou as mais estranhas, aos estudantes de níveis mais elementares.
  • Atractor - um centro interactivo dedicado à Matemática
      Uma página (em português) de matemática interactiva. A Associação Atractor tem por finalidade essencial promover a criação e assegurar a manutenção e o desenvolvimento de um Centro Interactivo dedicado à Matemática, tendo como objectivos principais (entre outros):  contribuir para despertar o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza; transmitir uma ideia da permanente vitalidade da Matemática como ciência; transmitir uma perspectiva ampla relativamente aos seus variados domínios, às suas numerosas aplicações e à sua presença constante por trás das tecnologias de uso corrente. Tem o apoio de diversos Departamentos de Matemática em Portugal, da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Associação dos Professores de Matemática
  • Uma lição de matemática on-line
      Eis uma abordagem ao ensino de matemática utilizando as modernas tecnologias.
  • Furman Electronic Journal for Undergraduate Mathematics
      Uma revista de matemática mantido por estudantes universitários. 
  • Project NExT
  • The Event Inventor
      O objectivo desta página é que o processo de aprendizagem da matemática não seja necessariamente aborrecido. À medida que os estudantes avançam no conhecimento científico, um sólido conhecimento das propriedades básicas permite uma manipulação mais eficiente dos conhecimentos mais avançados. A melhor forma de compreender uma ideia é ter alguma experiência na sua utilização. É esta a filosofia que serve de base aos problemas e projectos que são colocados através desta página.
  • The New Mathwright Library
      Esta página dá acesso gratuito a uma biblioteca de matemática e outras áreas científicas Para além disso, esta página constitui ainda um Forum de discussão acerca da utilização de meios electrónicos como meio de apoio à visualização e participação dos estudantes. De acordo com a expressão do seu Director, James White, esta biblioteca é uma experiência de pedagogia apoiada em computação. O seu objectivo é convidar os estudantes para o mundo da matemática e da ciência através de micro-mundos (os WorkBooks) estruturados de forma a que possam colocar as suas próprias questões, avançar ao seu próprio ritmo e experimentar os tópicos que mais os interessem. Todos os WorkBooks foram criados por docentes do nível universitário ou do nível secundário. Exceptuam-se os WorkBooks classificados na categoria Young Players que foram criados pelos próprios estudantes.
      Só é possível tirar partido dos recursos desta página utilizando o ambiente Windows. 
  • The Mathematical Forum
      Um forum de discussão em trono da matemática. Tem secções sobre educação em matemática, disponibiliza uma biblioteca virtual contendo recursos educativos para download.
  • Canada's SchoolNet - Learning Resources, Mathematics
      Um site onde está disponível material variado de interesse para o ensino da matemática. 
  • Teachers Helping Teachers
      Um site para professores que pretende colocar à disposição ideias e abordagens ao ensino dos diversos temas nos curriculos de matemática ao nível não universitário.
  • e-Calculus
      e-Calculus é um texto cobrindo os assuntos que são habitualmente estudados nos cursos introdutórios para estudantes de engenharia nas universidades. Trata-se de um texto disponível no formato Adobe Portable Document Format (PDF), pelo que necessitará do leitor adequado. Inclui discussão dos tópicos focados, probelmas interactivos, exemplos e problemas com soluções completas.
  • WebTrig
      Um texto com as mesmas características que o e-Calculus. Cobre os aspectos básicos da trigonometria que é estudada no Ensino Secundário. Trata-se de um série de pequenos textos escritos no formato  Adobe Portable Document Format (PDF), pelo que necessitará do leitor adequado.

Destaques

- Calendário das XLII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

olimpiadas4

Sociedade Portuguesa da Matemática

             Com o Apoio:

                 b4    

2008 © Olimpíadas da Matemática :: Design. Marc Lafont | WebDevelopment. Juvenal Paulino