19.03.2024   |   Contactos    

O que são as OPM?

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. São factores importantes na determinação das classificações o rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução. As OPM não têm como objectivo fundamental testar a quantidade de conhecimentos acumulados. No entanto, o desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática que decorre do aprofundamento das matérias escolares faz com que seja necessária a separação dos participantes em três níveis: Categoria Júnior, Categoria A e Categoria B. A Categoria Júnior destina-se a alunos que frequentam o 6.º ou o 7.º ano de escolaridade, a Categoria A a alunos que frequentam o 8º ou o 9º anos de escolaridade e a categoria B destina-se a alunos de qualquer ano de escolaridade do ensino secundário.

As OPM decorrem em três fases:

  • uma primeira eliminatória, que se realiza em todas as escolas que manifestem a intenção de participar, sendo a participação aberta a todos os alunos;
  • uma segunda eliminatória, que funciona como uma final regional, que decorre em algumas escolas do país e para a qual são seleccionados alguns alunos, de acordo com o regulamento das OPM;
  • uma Final Nacional, que decorre numa escola convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas; participam 30 alunos de cada uma das categorias, seleccionados de acordo com o regulamento das OPM.

Para além das Categorias Júnior, A e B, existem duas outras: a Mini-Olimpíadas, que se destina a alunos que frequentam o 3.º ou o 4.º ano de escolaridade, e a Pré-Olimpíadas, dirigida a alunos do 5.º ano de escolaridade. Estas categorias, que pretendem despertar o interesse dos alunos para este tipo de concursos, têm apenas uma fase que, para a Mini-Olimpíadas, decorre em Maio e, para a Pré-Olimpíadas, em simultâneo com a primeira eliminatória das categorias Júnior, A e B.

Tal como é expresso no regulamento das OPM um dos objectivos do concurso é a detecção precoce de vocações científicas e, em particular, para a Matemática. É com agrado que se verifica que muitos dos vencedores de edições anteriores das OPM têm iniciado carreiras científicas que auguram bastante sucesso.

Destaques

- Calendário das XLII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

olimpiadas4

Sociedade Portuguesa da Matemática

             Com o Apoio:

                 b4    

2008 © Olimpíadas da Matemática :: Design. Marc Lafont | WebDevelopment. Juvenal Paulino