19.03.2024   |   Contactos    

Historial das OPM

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática têm a sua origem num concurso, designado por Mini-Olimpíadas de Matemática, realizado em 1980 por iniciativa de António Leal Duarte, Jaime Carvalho e Silva e João Filipe Queiró, membros da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) então apoiados pela Delegação Regional do Centro da SPM, em que participaram diversas escolas da região centro do país. O concurso decorreu sob a orientação daqueles matemáticos com  esta designação até 1982. Ao longo destas três edições das Mini-Olimpíadas de Matemática verificou-se um aumento do número de alunos e também das escolas interessadas em participar. A primeira edição decorreu apenas na área coberta pela Delegação Regional do Centro da SPM. No entanto, logo desde a primeira edição, foi a Delegação Regional do Centro da SPM contactada por diversas escolas pertencentes a áreas geográficas cobertas por outras Direcções Regionais da SPM no sentido de poderem também participar neste concurso. Este aumento de interesse pelas Mini-Olimpíadas de Matemática levou a que, em 1983, a Direcção Nacional da SPM apoiasse a extensão do concurso a nível nacional, tendo-se então alterado a sua designação para Olimpíadas Nacionais de Matemática. A crescente internacionalização destes eventos levou a a designação fosse alterada, a partir do ano lectivo de 1999/2000, para Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Desde o início, um dos objectivos principais tem sido o de contribuir para incentivar e desenvolver o gosto, nos estudantes dos ensinos básico e secundário, pela Matemática. As questões e problemas colocados pretendem fazer apelo às capacidades imaginativas dos estudantes e não tanto à quantidade de conhecimentos acumulados. A adesão de escolas e alunos ao concurso tem crescido de forma evidente: em 1983 participaram 151 escolas e 6028 alunos enquanto que nos últimos anos o número de escolas tem rondado as 1000 e o número de participantes chegou a ultrapassar os 35 mil. Cremos que, perante tais números, as Olimpíadas Portuguesas de Matemática constituem o acontecimento na área da Ciência que mais jovens envolve, em todo o Portugal.

As classificações dos participantes nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, não sendo o único critério de selecção, são relevantes na composição da equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, nas quais Portugal tem sido dignamente representado desde 1989 e 1990, respectivamente.

Destaques

- Calendário das XLII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

olimpiadas4

Sociedade Portuguesa da Matemática

             Com o Apoio:

                 b4    

2008 © Olimpíadas da Matemática :: Design. Marc Lafont | WebDevelopment. Juvenal Paulino